Arraiá da Casinha


O Arraiá da Casinha é uma festa junina fora do padrão que vem, ano após ano, se aventurando na mistura entre roça e capital, entre o folclórico e o contemporâneo. No dia 30/06/12 realizamos sua quarta edição no cruzamento entre as ruas Goitacazes e Tenente Brito Melo. Um festival gratuito, aberto a todos, no meio da rua no centro da cidade, que empresta novas cores e ritmos à tradicional Festa de São João.

Com a proposta de libertar o jeca que existe dentro de cada belo horizontino, o Arraiá da Casinha resgata o que há de melhor nas festividades juninas e o mistura com o tempero especial da nova cena cultural da nossa cidade e sua consciência emergente de ocupação do espaço público. Foram quatro shows em um palco na rua, que apresentaram desde de ritmos tradicionais de Minas Gerais, passando por baques do nordeste até sanfonas distorcidas que misturam música erudita com baião. Tivemos ainda, além das deliciosas comidas típicas, um espaço de lazer que recebeu "contação de causos", varal de cordel, DJeca, karaokê e brincadeiras para crianças e adultos. E para deixar nossa roça urbana ainda mais especial, todo o projeto de cenografia e decoração foi realizado pelo escritório de arquitetura Fósforo .

Realizado pela Associação Cultural Casinha, reuniu em sua última edição um público de  mais de duas mil pessoas durante oito horas de evento. Totalmente independente, até hoje o evento foi realizado sem patrocínios públicos ou privados, apenas com o apoio de parceiros que, junto com a Casinha, compartilham o prazer de promover e celebrar, na rua, a riqueza da cultura de nossa cidade.






Fotos: Bel Diniz